Solicite a 10 pessoas próximas a você que informem (verbalmente ou por escrito, se preferir) 2 qualidades e 2 pontos a melhorar. Quanto mais diversificado o grupo a qual pertencem as pessoas (família, colegas de trabalho em quem confia, chefe, amigos), mais rico em informações será seu feedback. É sugerido que você pergunte às pessoas, na seguinte ordem:
1 – Qualidade
2 – Ponto a melhorar
3 – Ponto a melhorar
4 – Qualidade
Em posse das respostas, enumere as respostas obtidas e a relevância (quantidade de vezes que a mesma informação foi mencionada por pessoas diferentes).
Faça uma lista dos “pontos a melhorar” e esteja disposto a se comprometer em um empenho sincero para buscar a melhora desses pontos. Pode fazer um “checklist”, para que verifique seu empenho diário.
Faça uma lista com as suas qualidades, para que possa ler nos momentos em que se sentir com a auto estima baixa ou criticado por alguém, para que possa reforçar que você possui qualidades e é valorizado por isso.
Segue um exemplo de como solicitar essas informações aos amigos, colegas de trabalho, dentre outros.
Você pode pedir em uma conversa, ou por escrito (por email, Whatsapp, etc), como você e o outro se sentirem mais à vontade.
Exemplo:
Olá <NOME DA PESSOA ESCOLHIDA>! Tudo bem?
Gostaria de pedir um favor (apenas se você se sentir à vontade).
Estou fazendo uma tarefa chamada “feedback sanduíche” e gostaria de contar com sua ajuda. A tarefa é a seguinte: tenho que pedir a 10 pessoas que me respondam, na seguinte ordem, a meu respeito:
1- Uma qualidade
2- Uma característica a melhorar
3 – Outra característica a melhorar
4 – Outra qualidade.
Como um dos pontos que pretendo essa tarefa para melhorar se refere a <ESCOLHER UMA DAS ÁREAS: “RELACIONAMENTO”, “TRABALHO”, “MEIO ACADÊMICO”, “AMIGOS”, ETC.”>, imaginei que você, sendo a pessoa com quem <CITAR A LIGAÇÃO DA PESSOA COM A ÁREA ESCOLHIDA>, pudesse dar algumas respostas valiosas.
Ficarei agradecido se aceitar contribuir com meu crescimento pessoal.
Abraço,
<SEU NOME>
Deixe um comentário